quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O mundo dos Jetsons?

Alguém já assistiu aquele famoso desenho que figurou por anos na programação de todo o mundo, criado na década de 60 que mostrava o que seria o suposto futuro da humanidade no ano de 2062? Tinha como tema a era espacial e mexia com a imaginação mostrando carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, aparelhos diversos, eletrodomésticos multifuncionais, robôs como criados, e tudo que dá para se imaginar do futuro. Só um pouco.... Muito disto hoje em dia é realidade! Pararam para pensar quanta coisa vem se concretizando nos dias de hoje? Muita coisa evoluiu da época em que este desenho foi criado até hoje, tornando toda aquela imaginação em realidade. E se hoje recriássemos o nosso conceito de futuro. Você conseguiria imaginar o que está por vir nos próximos anos? Atualmente nossa ciência já tem mostrado que viagem no tempo, transporte de moléculas e tudo mais é possível, a informação é muito rápida e as distâncias nunca foram tão pequenas para nós. Viajar o mundo já não é mais o bastante.Elevando este pensamento para uma escala maior. Poderíamos pensar em uma porta instalada em nossa casa que nos transportaria para outro lugar de nosso mundo ou até fora dele. Sabemos que pequenas moléculas já são transportadas de um lado para outro. Mas não sabemos dominar corretamente. Se quer entendemos sobre a gravidade, sobre a luz, e até mesmo o que existe no interior de nosso planeta. Mas se pensarmos levando em conta a ficção que era o mundo dos Jetsons quando crianças, podemos projetar o quanto nossas vidas mudaram. Imagine-se capaz de voltar no tempo, encontrar seu bisavô quando sua idade e contar-lhe que no futuro estaríamos todos conectados através de uma rede de computadores, não importando a distância você seria capaz de ver e ouvir uma pessoa em qualquer lugar do mundo, que no futuro nossa raça seria capaz de viajar para outro planeta, imagine-se contando a ele como seria este mundo globalizado, robôs substituindo pessoas, TV a cores, micro-ondas e tudo aquilo que puder se lembrar, que hoje é tão comum. Provavelmente ele diria que você estaria delirando! Então pensarmos e tudo o que seremos capazes de fazer lá na frente realmente parece loucura? Para mim parece a realidade.



domingo, 17 de janeiro de 2016

Objetivo deste blog

O autor busca através de seu ponto de vista fazer contato com o leitor em questões importantes que talvez possam trazer benéficos práticos em suas vidas, abordando os mais variados tipos de assuntos. Provocando reflexões, insigths, relacionando ideias de modo filosófico e cientifico para tentar responder algumas questões que aparecem em nosso dia-dia ou perguntas que nunca pensamos em responder.
Este blog busca de maneira simples utilizar uma linguagem de fácil acesso, toda informação ou dado foi previamente consultado em diversas fontes, podendo alguma informação divergir da realidade, sabemos que a cada dia uma nova pesquisa ou descoberta é feita, alterando toda informação que tenhamos tomado como verdade, ou simplesmente a fonte de pesquisa possa estar com alguma divergência ou até mesmo o leitor possa não concordar com algum ponto de vista. Portanto pedimos que utilize este blog como referência e não como fonte única da verdade.

Introdução

“Insigth” é a clareza súbita na mente, no intelecto de um indivíduo; iluminação, estalo, luz! É a compreensão ou solução de um problema pela súbita captação mental dos elementos e relações adequados. É um conjunto de ferramentas como filtros e aprendizado causado pelo estudo ou vivencia que lhe permite uma compreensão maior daquilo que acontece diante de você.

O que você realmente pode ver?

Nossos olhos são como lentes que capturam a luz que é produzida por corpos que estão em alta temperatura (Ex.: Lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas. Nossa visão é a resultante entre a relação da luz refletida e os sinais transmitidos ao cérebro por dois elementos presentes na retina: os cones e os bastonetes. Podemos enxergar uma faixa de campo espectro visual que tem seu início por volta de 400 até 700 nanômetros (nm) de comprimento de onda, que possui uma faixa de frequência corresponde a banda situada entre 400 THz e 790 THz. Então podemos concluir que o ser humano ignora tanta informação quanto pode imaginar. Quando olhamos para o cosmos utilizando uma lente que absorve todo o tipo de faixa de frequência e comprimento de onda, observamos uma realidade completamente diferente. São informações que estão ali, mas que simplesmente não é assimilada. "Isto me faz refletir sobre o conceito de realidade em que o ser humano acredita". Analisando de um ponto de vista consciencial aonde abordamos toda a nossa existência neste universo, limitamos nossa existência em uma pequena faixa de realidade.